Não tecidos

A Condako oferece uma vasta seleção de não tecidos especialmente concebidos para diferentes aplicações e processos utilizados na indústria automóvel. Além disso, estamos aptos a desenvolver não tecidos com as características que irão satisfazer os seus requisitos funcionais. As tecnologias não tecidas que oferecemos são as seguintes:

  • Chembond
  • Termoligado
  • Não tecido agulhado
  • Spunbond
  • Spunlace
  • Polímeros

Aqui estão algumas informações sobre cada tecnologia:

  • Chembond: refere-se à aplicação de um agente de ligação de base líquida na tela. Normalmente utilizam-se três grupos de materiais como aglutinantes, os polímeros e copolímeros de acrilato, os copolímeros estireno-butadieno e os copolímeros de etileno e acetato de vinilo. O aglutinante pode ser aplicado uniformemente por impregnação, revestimento ou pulverização, ou de forma intermitente, como na ligação por impressão.

  • Termoligado: refere-se à utilização de propriedades termoplásticas de determinadas fibras sintéticas para formar ligações sob aquecimento controlado. Normalmente é introduzida uma fibra de baixa fusão ou fibra bi-componente na fase de formação da tela que irá desempenhar a função de ligação mais tarde no processo. Dos vários sistemas de ligação térmica existentes, a Condako utiliza o sistema de calandragem, onde calor e alta pressão são aplicados por intermédio de rolos para soldar as telas de fibra rapidamente.

  • Não tecido agulhado: refere-se ao reforço da tela por atrito inter-fibras como resultado do emaranhado físico das fibras. Dos dois tipos de ligação mecânica, o sistema de não tecido agulhado utiliza agulhas especialmente concebidas que são empurradas e puxadas através da tela para emaranhar as fibras.

  • Spunbond: Os tecidos spunbond são produzidos depositando filamentos extrudidos e fiados sobre uma cinta coletora de forma uniforme e aleatória seguido da ligação das fibras. As fibras são separadas durante o processo de colocação da tela por jatos de ar ou cargas eletrostáticas. A superfície de recolha é normalmente perfurada para evitar que o fluxo de ar se desvie e transporte as fibras de uma forma descontrolada. A ligação confere resistência e integridade à tela mediante a aplicação de rolos aquecidos ou agulhas quentes para derreter parcialmente o polímero e fundir as fibras, unindo-as. Dado que a orientação molecular aumenta o ponto de fusão, as fibras que não são altamente estiradas podem ser utilizadas como fibras de ligação térmica. Os copolímeros de polietileno ou etileno-propileno aleatórios são utilizados como locais de ligação de baixa fusão.

  • Spunlace: Este tipo de Não Tecidos está a ser produzido com a utilização da técnica de jato de água. Drapeado como um tecido, suavidade, durabilidade, resistência relativamente elevada e uma boa mecânica, estética e absorção, estas são as características principais que são muito importantes e até mesmo decisivas para os utilizadores finais.

  • Polímeros: PP, PET, PET reciclado, Viscose-Rayon, PE, BICO e misturas